Leia
os textos abaixo e, a seguir, responda aos itens 1 e 2.
Texto
I
[...]
Se possível plante
árvores
Cuide bem dessa semente
Troque a lâmpada comum
Por do tipo fluorescente
Que além de economizar
Deixa a terra mais
contente.
Cuide bem de nossa água
Nosso bem primordial
Desperdício é loucura
Seja em banho ou no
quintal
E informe a todo mundo
Que mudar é essencial.
César Obeid. Aquecimento global não dá rima como legal. São
Paulo: Moderna, 2008.
Texto
II
Disponível em: <http://blogs.piraidigital.com.br/epitacio/category/meio-ambiente/>.
Acesso em: 25 nov. 2015.
D15 Questão 1 ––––––––––––––––––––––––––|
Os
dois textos falam
(A) do cuidado com a
nossa água.
(B) das riquezas do
planeta Terra.
(C) dos maus tratos com a
natureza.
(D) da preservação do
meio ambiente.
D12 Questão 2 ––––––––––––––––––––––––––|
No
trecho do texto I “Seja em banho ou no quintal”, a expressão sublinhada
indica
(A)
lugar.
(B)
modo.
(C)
tempo.
(D)
dúvida.
D9 Questão 3 ––––––––––––––––––––––––––|
Leia o
texto abaixo e, a seguir, responda.
ABC da Floresta Amazônica
Thiago de Mello e Pollyana Furtado.
Editora: Conhecimento Editora, 40 páginas
Este livro fala da Floresta Amazônica
como se fosse num passeio. Uma caminhada de descobertas e aprendizados
importantes, onde os leitores vão refletir sobre a valorização do meio ambiente
e, ao mesmo tempo, conhecer os costumes e os valores existentes no mundo mágico
da floresta.
Disponível em:
<http://www.orelhadelivro.com.br/livros/202757/abc-da-floresta-amazonica/#>.
Acesso em: 02 nov. 2015.
Este
texto tem o objetivo de
(A) defender uma opinião
atual.
(B) contar uma história
interessante.
(C) informar sobre o meio
ambiente .
(D) apresentar o resumo
de um livro.
Leia o
texto abaixo e, a seguir, responda aos questões
4 e 5.
Meu trono
[...]
Essa é minha mãe. Como a gente sofre com mãe, né?
Elas são, sem dúvida, tudo de bom na nossa vida, sem elas não estaríamos aqui,
e coisa e tal, mas chega uma hora em que o inevitável é constatado; depois que
a gente faz 15 anos, ir ao cinema com elas, comprar roupa com elas, estar em
lugares públicos com elas, as coisas que a gente fazia até ontem na maior
naturalidade viram o maior mico do mundo. E quando mãe pega a gente na escola?
Uuui.
Já lhe pedi 375 vezes para ficar na rua de trás,
mas ela ignora e fica bem na porta do colégio, pisca-pisca ligado, buzina
apertada, Roberto Carlos nas alturas. Eu faço o possível para virar uma formiga
e passar despercebida até o carro. Mas pensa que consigo? Ontem mesmo aconteceu
uma cena que prefiro esquecer. Quando eu ainda me despedia das minhas amigas na
porta da escola, ela anuncia sua mais nova aquisição aos urros, aos berros:
— Maria de Lourdes, u-uh! Achei aquele creme
importado para espinha que você vivia me pedindo! Uma fortuna, mas acho que
agora essas pipocas horrendas abandonam de vez a sua cara, filhota. Na força,
na fé, upalelêê!
Upalelê???? Fala sério!
— Mãezinha, eu te amo, muito mesmo, mas a pior
coisa do mundo é ver você me tratar em público exatamente como fazia 10 anos
atrás. Já, já chega a tal da maturidade e aí voltaremos a ser amigas do tipo
unha e cutícula, tá? Prometo.
Thalita Rebouças. Fala sério, mãe! Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
P. 100-101
D3 Questão 4 ––––––––––––––––––––––––––|
No
trecho“...viram o maior mico do mundo.”, a palavra sublinhada significa
(A) raiva.
(B) alegria.
(C) tristeza.
(D) vergonha.
D10 Questão 5 ––––––––––––––––––––––––––|
O
trecho “Upalelê???? Fala sério!” é próprio de uma linguagem
(A) formal.
(B) técnica.
(C) informal.
(D) jornalística.
Leia o
texto abaixo e, a seguir, responda aos questões 6, 7 e 8.
O Leão e o Rato
Certo dia, estava um Leão a dormir quando um
ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe em cima a
enorme pata, abriu a boca bem grande e preparou-se para engoli-lo.
— Perdoa-me! - gritou o ratinho — Perdoa-me desta
vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O Leão achou tanta graça desta ideia do ratinho que
levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os
caçadores queriam oferecê-lo vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram
à procura de um meio para o transportarem.
Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação
em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei
dos Animais.
Moral
da história: Não devemos subestimar a capacidade dos outros.
Disponível
em: <http://pensador.uol.com.br/fabulas>. Acesso em: 05 dez. 2015.
D7 Questão 6 ––––––––––––––––––––––––––|
Qual
trecho abaixo apresenta o desfecho da história?
(A) “O Leão acordou, pôs-lhe em cima a enorme pata,
abriu a boca bem grande...”
(B) “O Leão achou tanta graça desta ideia do
ratinho que levantou a pata e o deixou partir.”
(C) “Como os caçadores queriam oferecê-lo vivo ao
Rei, amarraram-no a uma árvore...”
(D) “Vendo a triste situação em que o Leão se
encontrava, roeu as cordas que o prendiam.”
D2 Questão 7 ––––––––––––––––––––––––––|
No
trecho “... pôs-lhe a pata em cima”, o termo sublinhado substitui
(A) leão.
(B) rato.
(C) pata.
(D) boca.
D1 Questão 8 –––––––––––––––––––––––––|
De
acordo com o texto, os caçadores não mataram o leão, pois queriam
(A) deixá-lo amarrado.
(B) oferecê-lo vivo ao
Rei.
(C) vê-lo em uma triste
situação.
(D) partir para buscar o
transporte.
Leia o
texto abaixo e, a seguir, responda aos itens 9 e 10.
O Cobrador
O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para
receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.
— Você pode chamar seu pai? — solicitou o cobrador.
— Meu pai não está em casa! - respondeu o garoto.
— Como não está? - recuou espantado o comerciante —
Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!
— Pois é, ele também viu o senhor, e por isso
desapareceu.
Disponível em:
<http://mariadantas.spaceblog.com.br/384729/piadas-que-infantins-para-rir-ler-e-trabalhar-na-sala-de-aula/>.
Acesso em: 29 nov. 2015.
D13 Questão 9 ––––––––––––––––––––––––––|
A
graça do texto está no fato de o
(A) garoto falar a
verdade.
(B) garoto atender à
porta.
(C) freguês não estar em
casa.
(D) dono do mercadinho
cobrar uma dívida.
D14 Questão 10 –––––––––––––––––––––––––|
No
trecho “— Como não está?”, o ponto de interrogação indica que o homem está
(A) irritado.
(B) assustado.
(C) com medo.
(D) com dúvida.
D1 Questão 11
Leia o texto abaixo.
Passo toda uma coleção
quase de graça
Quero vender minha
coleção de selos
antigos para quem possa
continuar a colecionar. Foi
Herança do meu avô, mas eu não me interesso por isso. E também não quero
deixa-la estragar. Aceito oferta, independente do preço. O que quero é que alguém
dê continuidade à coleção dele e aproveite bem mais do que eu esta herança. Informações,
ligue 91208954.
O objetivo deste texto é
a)Discutir o preço dos
selos.
b)Fazer um leilão de
selos.
c)Doar a coleção de
selos.
d)Vender uma coleção de
selos
D1 Questão 12
Água
Da nuvem até o chão, do
chão até o bueiro
Do bueiro até o cano, do
cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a
represa, da represa até a caixa-d’água
Da caixa-d’água até a
torneira, da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Paulo Tatit e Arnaldo
Antunes. Canções de brincar. Palavra Cantada produções musicais, 1996.
Qual é a idéia principal do texto?
a) Os sons que a água faz.
b) Os diferentes lugares onde encontramos a
água.
c) O caminho que a água faz para chegar até nós.
d) A poluição das águas por todas as pessoas.
D3
Questão 13
Identifique os adjetivos das
frases abaixo:
A) Acho que estou em um lugar
abandonado.
B) A garota usou todos os
sentidos para descobrir que estava angustiada porque estava em um quarto
mofado.
C) Sentiu que estava dormindo
sobre algo áspero e enrugado.
D) Ficou abandonado em algum
lugar, numa superfície
D3
Questão 14
Vamos
descobrir a que locução adjetiva referem-se os adjetivos abaixo? Se necessário,
consulte um dicionário ou gramática:
Exemplo: impressão
digital: impressão dos dedos
a) carne suína:
___________________
b) olhar felino:
__________________
c) indústria
têxtil: ________________
d) problema
hepático: _____________
e) fruto silvestre:
_________________
D3
Questão 15
Leia os quadrinhos
a)
Que palavras provocam a confusão no primeiro quadrinho? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Copie dos quadrinhos os dois adjetivos que
indicam nacionalidade, lugar de origem.
_________________________________________________________________________________________________
D2
Questão 16
Leia
um trecho da história de Luísa e suas luas:
“Luísa navegou nos
bons e maus humores por alguns anos, até que um dia percebeu que o
tempo, com sua
velocidade também parecia
absurdo, esticando as
crianças, envelhecendo os adultos, expandindo o universo e apagando e
acendendo as estrelas. [...] Foi quando se deu conta do brilho da lua real,
cheia e prateada que ilumina os corações apaixonados. [...]”
Copie
os adjetivos que qualificam os seguintes substantivos:
a) humores
____________________________________________________________
b)
lua:_________________________________________________________________
c)
corações:____________________________________________________________
d)
tempo:______________________________________________________________
D2
Questão 17
Observe
as palavras abaixo e escreva (D) quando se tratar de um dígrafo e (EC) quando
se tratar de um encontro consonantal:
a) treme
( )
b) espanhol
( )
c) internacional
( )
d) designar
( )
e) florescer
( )
f) barulheira
( )
g) descida ( )
h) desespero
( )
i) estraçalhar
( )
j) escorrendo
( )
D2 Questão 18
Separe
as sílabas das palavras abaixo e em seguida classifique os encontros vocálicos
em ditongo (D), tritongo (T) ou hiato (H):
a) papai ( )
b) ouro ( )
c) saúde ( )
d) Luana ( )
e) enxaguou ( )
f) beijo ( )
g) moela ( )
h) desiguais ( )
i) viagem ( )
j) saguão ( )
D2
Questão 19
Leia com atenção.
Nas
palavras PEIXE, RECEITA, COISA e ABAIXO, há encontros vocálicos chamados de
(A) hiato.
(B) tritongo.
(C) ditongo.
(D) dígrafo.
(E) nasalização.
D2 Questão 20
Observe
a tira.
Nas
palavras MORRIDO e MÁQUINA, há – nos trechos sublinhados – duas
letras que produzem um único fonema (som). Podemos classificá-los como
(A) hiato.
(B) tritongo.
(C) ditongo.
(D) dígrafo.
(E) nasalização.
Favor nao colocar telefone nas questoes, porque as crianças não estão prestando atençao no raio da questão, e sim em ligar para os números! Grata, uma incomodada
ResponderExcluirFavor nao colocar telefone nas questoes, porque as crianças não estão prestando atençao no raio da questão, e sim em ligar para os números! Grata, uma incomodada
ResponderExcluir