quarta-feira, 26 de outubro de 2016

TRABALHO DE PORTUGUÊS




Leia os textos abaixo e, a seguir, responda aos itens 1 e 2.
Texto I
[...]
Se possível plante árvores
Cuide bem dessa semente
Troque a lâmpada comum
Por do tipo fluorescente
Que além de economizar
Deixa a terra mais contente.

Cuide bem de nossa água
Nosso bem primordial
Desperdício é loucura
Seja em banho ou no quintal
E informe a todo mundo
Que mudar é essencial.
César Obeid. Aquecimento global não dá rima como legal. São Paulo: Moderna, 2008.
Texto II
Disponível em: <http://blogs.piraidigital.com.br/epitacio/category/meio-ambiente/>. Acesso em: 25 nov. 2015.

D15    Questão  1 ––––––––––––––––––––––––––|
Os dois textos falam
(A) do cuidado com a nossa água.
(B) das riquezas do planeta Terra.
(C) dos maus tratos com a natureza.
(D) da preservação do meio ambiente.
D12    Questão  2 ––––––––––––––––––––––––––|
No trecho do texto I “Seja em banho ou no quintal”, a expressão sublinhada indica
(A) lugar.
(B) modo.
(C) tempo.
(D) dúvida.
D9    Questão  3 ––––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
ABC da Floresta Amazônica
Thiago de Mello e Pollyana Furtado.
Editora: Conhecimento Editora, 40 páginas
Este livro fala da Floresta Amazônica como se fosse num passeio. Uma caminhada de descobertas e aprendizados importantes, onde os leitores vão refletir sobre a valorização do meio ambiente e, ao mesmo tempo, conhecer os costumes e os valores existentes no mundo mágico da floresta.
Disponível em: <http://www.orelhadelivro.com.br/livros/202757/abc-da-floresta-amazonica/#>. Acesso em: 02 nov. 2015.
Este texto tem o objetivo de
(A) defender uma opinião atual.
(B) contar uma história interessante.
(C) informar sobre o meio ambiente .
(D) apresentar o resumo de um livro.
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda aos questões  4 e 5.
Meu trono
[...]
Essa é minha mãe. Como a gente sofre com mãe, né? Elas são, sem dúvida, tudo de bom na nossa vida, sem elas não estaríamos aqui, e coisa e tal, mas chega uma hora em que o inevitável é constatado; depois que a gente faz 15 anos, ir ao cinema com elas, comprar roupa com elas, estar em lugares públicos com elas, as coisas que a gente fazia até ontem na maior naturalidade viram o maior mico do mundo. E quando mãe pega a gente na escola? Uuui.
Já lhe pedi 375 vezes para ficar na rua de trás, mas ela ignora e fica bem na porta do colégio, pisca-pisca ligado, buzina apertada, Roberto Carlos nas alturas. Eu faço o possível para virar uma formiga e passar despercebida até o carro. Mas pensa que consigo? Ontem mesmo aconteceu uma cena que prefiro esquecer. Quando eu ainda me despedia das minhas amigas na porta da escola, ela anuncia sua mais nova aquisição aos urros, aos berros:
— Maria de Lourdes, u-uh! Achei aquele creme importado para espinha que você vivia me pedindo! Uma fortuna, mas acho que agora essas pipocas horrendas abandonam de vez a sua cara, filhota. Na força, na fé, upalelêê!
Upalelê???? Fala sério!
— Mãezinha, eu te amo, muito mesmo, mas a pior coisa do mundo é ver você me tratar em público exatamente como fazia 10 anos atrás. Já, já chega a tal da maturidade e aí voltaremos a ser amigas do tipo unha e cutícula, tá? Prometo.
Thalita Rebouças. Fala sério, mãe! Rio de Janeiro: Rocco, 2004. P. 100-101
D3    Questão  4 ––––––––––––––––––––––––––|
No trecho“...viram o maior mico do mundo.”, a palavra sublinhada significa
(A) raiva.
(B) alegria.
(C) tristeza.
(D) vergonha.
D10    Questão  5 ––––––––––––––––––––––––––|
O trecho “Upalelê???? Fala sério!” é próprio de uma linguagem
(A) formal.
(B) técnica.
(C) informal.
(D) jornalística.
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda aos questões 6, 7 e 8.
O Leão e o Rato
Certo dia, estava um Leão a dormir quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe em cima a enorme pata, abriu a boca bem grande e preparou-se para engoli-lo.
— Perdoa-me! - gritou o ratinho — Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O Leão achou tanta graça desta ideia do ratinho que levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os caçadores queriam oferecê-lo vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.
Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
Moral da história: Não devemos subestimar a capacidade dos outros.
Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/fabulas>. Acesso em: 05 dez. 2015.

D7    Questão  6 ––––––––––––––––––––––––––|
Qual trecho abaixo apresenta o desfecho da história?
(A) “O Leão acordou, pôs-lhe em cima a enorme pata, abriu a boca bem grande...”
(B) “O Leão achou tanta graça desta ideia do ratinho que levantou a pata e o deixou partir.”
(C) “Como os caçadores queriam oferecê-lo vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore...”
(D) “Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.”

D2    Questão  7 ––––––––––––––––––––––––––|
No trecho “... pôs-lhe a pata em cima”, o termo sublinhado substitui
(A) leão.
(B) rato.
(C) pata.
(D) boca.
D1    Questão  8 –––––––––––––––––––––––––|
De acordo com o texto, os caçadores não mataram o leão, pois queriam
(A) deixá-lo amarrado.
(B) oferecê-lo vivo ao Rei.
(C) vê-lo em uma triste situação.
(D) partir para buscar o transporte.
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda aos itens 9 e 10.
O Cobrador
O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.
— Você pode chamar seu pai? — solicitou o cobrador.
— Meu pai não está em casa! - respondeu o garoto.
— Como não está? - recuou espantado o comerciante — Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!
— Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu.
Disponível em: <http://mariadantas.spaceblog.com.br/384729/piadas-que-infantins-para-rir-ler-e-trabalhar-na-sala-de-aula/>. Acesso em: 29 nov. 2015.

D13    Questão  9 ––––––––––––––––––––––––––|
A graça do texto está no fato de o
(A) garoto falar a verdade.
(B) garoto atender à porta.
(C) freguês não estar em casa.
(D) dono do mercadinho cobrar uma dívida.
D14    Questão  10 –––––––––––––––––––––––––|
No trecho “— Como não está?”, o ponto de interrogação indica que o homem está
(A) irritado.
(B) assustado.
(C) com medo.
(D) com dúvida.
D1    Questão  11
Leia o texto abaixo.
Passo toda uma coleção quase de graça
Quero vender  minha  coleção  de  selos  antigos  para  quem  possa  continuar  a colecionar. Foi Herança do meu avô, mas eu não me interesso por isso. E também não quero deixa-la estragar. Aceito oferta, independente do preço. O que quero é que alguém dê continuidade à coleção dele e aproveite bem mais do que eu esta herança. Informações, ligue 91208954.
O objetivo deste texto é
a)Discutir o preço dos selos.
b)Fazer um leilão de selos.
c)Doar a coleção de selos.
d)Vender uma coleção de selos
D1    Questão  12
Água
Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano, do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa-d’água
Da caixa-d’água até a torneira, da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. Canções de brincar. Palavra Cantada produções musicais, 1996.
Qual é a idéia principal do texto?
a)  Os sons que a água faz.
b)  Os diferentes lugares onde encontramos a água.
c)  O caminho que a água faz para chegar até nós.
d)  A poluição das águas por todas as pessoas.

D3    Questão  13
Identifique os adjetivos das frases abaixo:
A) Acho que estou em um lugar abandonado.
B) A garota usou todos os sentidos para descobrir que estava angustiada porque estava em um quarto mofado.
C) Sentiu que estava dormindo sobre algo áspero e enrugado.
D) Ficou abandonado em algum lugar, numa superfície

D3    Questão  14
Vamos descobrir a que locução adjetiva referem-se os adjetivos abaixo? Se necessário, consulte um dicionário ou gramática:
Exemplo: impressão digital: impressão dos dedos
a) carne suína: ___________________
b) olhar felino: __________________
c) indústria têxtil: ________________
d) problema hepático: _____________
e) fruto silvestre: _________________

D3    Questão  15
Leia os quadrinhos


a) Que palavras provocam a confusão no primeiro quadrinho? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)  Copie dos quadrinhos os dois adjetivos que indicam nacionalidade, lugar de origem.
_________________________________________________________________________________________________

D2    Questão  16
Leia um trecho da história de Luísa e suas luas:
“Luísa navegou nos bons e maus humores por alguns anos, até que um dia percebeu que  o  tempo,  com  sua  velocidade  também  parecia  absurdo,  esticando  as  crianças, envelhecendo os adultos, expandindo o universo e apagando e acendendo as estrelas. [...] Foi quando se deu conta do brilho da lua real, cheia e prateada que ilumina os corações apaixonados. [...]”
Copie os adjetivos que qualificam os seguintes substantivos:
a)  humores ____________________________________________________________
b)  lua:_________________________________________________________________
c)  corações:____________________________________________________________
d)  tempo:______________________________________________________________

D2    Questão  17
Observe as palavras abaixo e escreva (D) quando se tratar de um dígrafo e (EC) quando se tratar de um encontro consonantal:
a) treme (    )
b) espanhol (    )
c) internacional (    )
d) designar (    )
e) florescer (    )
f) barulheira (    )
g) descida (    )
h) desespero (    )
i) estraçalhar (    )
j) escorrendo (    )


D2   Questão  18
Separe as sílabas das palavras abaixo e em seguida classifique os encontros vocálicos em ditongo (D), tritongo (T) ou hiato (H):

a) papai (    )
b) ouro (    )
c) saúde (    )
d) Luana (    )
e) enxaguou (    )
f) beijo (    )
g) moela (    )
h) desiguais (    )
i) viagem (    )
j) saguão (    )


D2    Questão  19
Leia com atenção.
Nas palavras PEIXE, RECEITA, COISA e ABAIXO, há encontros vocálicos chamados de
(A) hiato.
(B)  tritongo.
(C)  ditongo.
(D)  dígrafo.
(E)  nasalização.


D2   Questão  20
Observe a tira.
Nas palavras MORRIDO e MÁQUINA, há – nos trechos sublinhados – duas letras que produzem um único fonema (som). Podemos classificá-los como
(A) hiato.
(B)  tritongo.
(C)  ditongo.
(D)  dígrafo.
(E)  nasalização.


2 comentários:

  1. Favor nao colocar telefone nas questoes, porque as crianças não estão prestando atençao no raio da questão, e sim em ligar para os números! Grata, uma incomodada

    ResponderExcluir
  2. Favor nao colocar telefone nas questoes, porque as crianças não estão prestando atençao no raio da questão, e sim em ligar para os números! Grata, uma incomodada

    ResponderExcluir