quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS (LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL)



TAREFÃO DE REVISÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
1) Observe a placa de trânsito e responda.




a. A quem essa placa é destinada? O que ela comunica?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

b. Por que nas placas de trânsito é empregada a linguagem não verbal?

____________________________________________________________
____________________________________________________________ 
Veja a tirinha e responda o que se pede:

02) No primeiro quadrinho, o que revela a expressão do Cascão?
a) alegria;    b) consternação;     c) surpresa;     d) tristeza.

03. No segundo quadrinho, Cascão demonstra susto. Por que ele ficou assustado? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o fragmento a seguir e responda o que se pede.
Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.
(Patativa do Assaré)
04) De acordo com a região, escolaridade,  situação e nível social há diversos tipos de linguagem . No fragmento acima, qual a linguagem que o autor utilizou para escrevê-lo:
a)      Formal
b)      Informal

05) Se a transpusermos para a linguagem formal, teremos:
a)      Sou fio das matas, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.

b)      Sou filho das matas, canto da mão grossa,
Trabalho na roça, de inverno e de estio.
A minha choupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de palha de milho.
06)
Escola
                ̶ Rodrigo, trouxe os exercícios da semana passada?, perguntou a professora.
                ̶ Eu truce, mas o di onti eu num consegui...(...)
                ̶ E porque não conseguiu?
                ̶ Tive uns problema e num tinha quem me insinassi.
JOSÉ, Elias. Uma escola assim eu quero para mim. São Paulo, FTD, 1993.
O trecho “   ̶ Eu truce, mas o di onti eu num consegui... ”, representa uma linguagem:
(A) formal.
(B) informal.


07) Passe a frase com a linguagem informal para a formal.
 a) Puxa! Tive um dia de cão. ...................................................................
b) Têm pessoas que são um saco. ...................................................................
c) Na loja tinha roupa linda de montão. ...................................................................
d) Gosto de doce pra caramba. ...................................................................
e) Aposto que esta confusão vai dar a maior muvuca. ...................................................................

08) Leia:Depoimento do Zé da Ilha
 Seu doutor, o patuá é o seguinte: depois de um gelo da coitadinha, resolvi esquiar e caçar outra cabrocha que preparasse a marmita e mandasse o meu linho no sabão.
´ Correio da Manhã - Rio deJaneiro.
O texto acima retrata a fala de uma pessoa, na década de 60, que utilizava muitas gírias em seu linguajar.  Ao ler o texto, supõe-se que a pessoa pertence a um grupo de
a) malandros. 
b) executivos.
c) donas de casa.
d) professores.
e) médicos.

09) Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:

a)    Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)    Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)    Essa variedade linguística  usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)    Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário: