TAREFÃO DE REVISÃO – LÍNGUA
PORTUGUESA
1) Observe a placa de trânsito e responda.
1) Observe a placa de trânsito e responda.
a. A quem essa placa é destinada? O que ela comunica? _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
b. Por que nas placas de trânsito é empregada a linguagem não verbal? ____________________________________________________________
____________________________________________________________
|
Veja
a tirinha e responda o que se pede:
a) alegria; b)
consternação; c) surpresa; d)
tristeza.
03. No segundo quadrinho, Cascão
demonstra susto. Por que ele ficou assustado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o
fragmento a seguir e responda o que se pede.
Sou fio das mata, canto da mão
grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.
(Patativa
do Assaré)
04) De acordo com a região, escolaridade,
situação e nível social há diversos tipos de linguagem . No fragmento acima,
qual a linguagem que o autor utilizou para escrevê-lo:
a) Formal
b) Informal
05) Se a transpusermos para a linguagem formal,
teremos:
a) Sou fio das matas,
canto da mão grossa,
Trabáio
na roça, de inverno e de estio.
A minha
chupana é tapada de barro,
Só fumo
cigarro de paia de mio.
b) Sou filho das
matas, canto da mão grossa,
Trabalho na roça, de inverno e de estio.
A minha choupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de palha de milho.
Trabalho na roça, de inverno e de estio.
A minha choupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de palha de milho.
06)
Escola
̶ Rodrigo, trouxe os
exercícios da semana passada?, perguntou a professora.
̶ Eu truce, mas o di onti eu
num consegui...(...)
̶ E porque não conseguiu?
̶ Tive uns problema e num
tinha quem me insinassi.
JOSÉ, Elias. Uma escola assim eu quero para mim.
São Paulo, FTD, 1993.
|
O trecho “ ̶ Eu truce, mas o di onti eu num consegui...
”, representa uma linguagem:
(A)
formal.
(B)
informal.
|
07) Passe
a frase com a linguagem informal para a formal.
a) Puxa! Tive um dia de cão.
...................................................................
b) Têm pessoas que são um saco. ...................................................................
c) Na loja tinha roupa linda de
montão. ...................................................................
d) Gosto de doce pra caramba.
...................................................................
e) Aposto que esta confusão vai
dar a maior muvuca.
...................................................................
08) Leia:Depoimento do Zé da Ilha
Seu doutor, o patuá é o seguinte: depois de um
gelo da coitadinha, resolvi esquiar e caçar outra cabrocha que preparasse a
marmita e mandasse o meu linho no sabão.
´
Correio da Manhã - Rio deJaneiro.
O texto acima retrata a fala de
uma pessoa, na década de 60, que utilizava muitas gírias em seu linguajar. Ao ler o texto, supõe-se que a pessoa pertence
a um grupo de
a) malandros.
b)
executivos.
c) donas de
casa.
d) professores.
e) médicos.
09) Observe a imagem
abaixo e responda as perguntas a seguir:
a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar:
linguagem culta ou coloquial?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem
para que o personagem fale dessa forma?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor
compreender?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Essa variedade linguística usada por ele é considerada
“correta” ou “errada”? Por que?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Material excelente parabéns pela criatividade.
ResponderExcluir