quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS (SUBSTANTIVO)



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1)- Destaque os substantivos concretos e abstratos das frases:
a)      Atualmente, os carros têm mais durabilidade.
Concreto: __________________________   
Abstrato: __________________________
b)     Fiz a prova sem dificuldade.
Concreto: __________________________   
Abstrato: __________________________
c)      Pedimos mais paciência aos moradores.
Concreto: __________________________   
Abstrato: __________________________
2)- Separe os substantivos próprios dos comuns:
Curitiba = Argentina = banana = Lucas = laranja = Ricardo = menino = doce = cenário = alface = Carlos = Angélica = escola = Marilda = Isabel = aquário
Substantivo próprio
Substantivo comum










3)- Observe o modelo e complete com os substantivos abstratos:
A cidade era bela.                             A beleza da cidade.
                          ò                                       ò
                   qualidade                     substantivo abstrato
a)   O mineiro é simpático.     A _____________ do mineiro.
                                   ò                                   ò
                           qualidade            substantivo abstrato
b) Marcelo era novidadeiro. Marcelo contava as _________.
                                    ò                                                ò
                             qualidade                       substantivo abstrato

c) A vida era tranquila. A vida era uma ____________.
                              ò                                             ò
                      qualidade                          substantivo abstrato
4) Numere os substantivos corretamente:
1 – substantivo concreto
2 – substantivo abstrato
(   ) pedra
(   ) inteligência
(   ) frio
(   ) cachoeira
(   ) livraria
(   ) constelação
(   ) formiga
(   ) riacho
(   ) avenida
(   ) preguiça
(   ) lembrança
(   ) calor
5) Escreva os substantivos primitivos das palavras que se seguem:
a)   vaqueiro:     ___________________
b)  artista:          ___________________
c)   dentista:      ___________________
d)  sapateiro:    ___________________
e)   corticeiro:   ___________________
f)    doceiro:        ___________________
g)   tapeceiro:    ___________________
h)  meninada:   ___________________
i)     fruteira:       ___________________
j)     bolada:         ___________________

6) Combine as colunas de substantivos primitivos com a de derivados:
a)             fogo                                      (    ) terrestre
b)            fruta                                     (    ) florista
c)             terra                                     (    ) pedregulho
d)            dente                                   (    ) fogaréu
e)             jornal                                   (    ) jornaleiro
f)              porta                                    (    ) fruteira
g)            flor                                         (    ) ferrugem
h)            ferro                                      (    ) vidraça
i)              pedra                                   (    ) porteiro
j)              vidro                                     (    ) dentista

7) Complete as frases:
       a)      Apanhei algumas laranjas e fiz uma deliciosa ____________________.
               b)     Vamos comprar goiabas para fazer ___________________________.
               c)      Meu pai faz pão. Ele é um bom __________________________.
               d)     Eu adoro mangas. No meu quintal tem muitas ___________________.
               e)      Meu tio tem um açougue. Ele é _________________________.
08) Escreva os substantivos primitivos das palavras abaixo:
a)   Coqueiro:                _________________
b)  Mancada:               _________________
c)   Laranjada                 _________________
d)  Florista:                    ____________________
e)   Carroceiro:                ___________________
f)    Livreiro:                      ____________________
g)   Sapateiro:                ___________________
h)  Corticeiro:                  _________________
 09) (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O bicho-pau se parece com:
(A) florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C) galinho seco.
(D) raminho de planta.
10) Leia o texto abaixo.
O URSO E AS ABELHAS

Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas.
Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco.
O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele.
O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.

Fábulas de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn, São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma Ortográfica.

Como o urso conseguiu se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago.
B) Fugiu do enxame a toda velocidade.
C) Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um tronco no caminho.

11) Leia o texto abaixo e responda à questão.

Caipora

É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br

De acordo com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para
A) atrair suas vítimas
B) despistar caçadores
C) montar um porco do mato
D) proteger as matas
12) (SADEAM). Leia o texto abaixo:

QUEM INVENTOU A BÚSSOLA?
Foram os chineses, há mais de mil anos. No começo, ela tinha o formato de uma colher e apontava sempre para o sul, por isso era chamada de a colher-que-aponta-o-sul. Hoje, esse instrumento possui uma agulha que aponta sempre para o norte.
Revista Recreio, Ed. Abril, ano 2. 7 jun. 2001.

De acordo com o texto, as primeiras bússolas apontavam sempre para o
A) sul.
B) leste.
C) norte.
D) oeste.

13) (AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
O Papagaio Especial
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
– Queria um papagaio que fosse especial.
– Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês.
Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
– E se eu levantar as duas patinhas?
O papagaio respondeu:
– Aí eu caio!
Disponível em: . *Adaptado: Reforma Ortográfica.

O título dessa história é O Papagaio Especial, porque o papagaio
A) caía ao falar.
B) era bilíngue.
C) era engraçado.
D) levantava as patinhas.

14) (PROMOVER). Leia o texto abaixo.
Turma do bem
Tem gente que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.
Nos zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.
Existem ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais (ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a defesa da natureza.
Disponível em:
/natureza/conteudo_144607.shtml>.
De acordo com esse texto, as ONGs são
A) escolas.
B) grupos de cientistas do governo.
C) organizações não-governamentais.
D) zoológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário