ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1)- Destaque os
substantivos concretos e abstratos das frases:
a) Atualmente, os carros têm mais
durabilidade.
Concreto:
__________________________
Abstrato:
__________________________
b) Fiz a prova sem dificuldade.
Concreto:
__________________________
Abstrato:
__________________________
c) Pedimos mais paciência aos moradores.
Concreto:
__________________________
Abstrato:
__________________________
2)- Separe os
substantivos próprios dos comuns:
Curitiba =
Argentina = banana = Lucas = laranja = Ricardo = menino = doce = cenário =
alface = Carlos = Angélica = escola = Marilda = Isabel = aquário
Substantivo
próprio
|
Substantivo comum
|
|
|
3)- Observe o
modelo e complete com os substantivos abstratos:
A cidade era bela. A beleza da
cidade.
ò ò
qualidade substantivo abstrato
a) O mineiro é simpático. A _____________ do mineiro.
ò ò
qualidade substantivo abstrato
b) Marcelo era novidadeiro.
Marcelo contava as _________.
ò ò
qualidade substantivo abstrato
c) A vida era tranquila.
A vida era uma ____________.
ò ò
qualidade substantivo abstrato
4) Numere os
substantivos corretamente:
1 – substantivo
concreto
2 – substantivo
abstrato
( ) pedra
( ) inteligência
( ) frio
( ) cachoeira
( ) livraria
( ) constelação
( ) formiga
( ) riacho
( ) avenida
( ) preguiça
( ) lembrança
( ) calor
5) Escreva os
substantivos primitivos das palavras que se seguem:
a) vaqueiro:
___________________
b) artista: ___________________
c) dentista: ___________________
d) sapateiro:
___________________
e) corticeiro:
___________________
f) doceiro: ___________________
g) tapeceiro:
___________________
h) meninada:
___________________
i) fruteira: ___________________
j) bolada: ___________________
6) Combine as
colunas de substantivos primitivos com a de derivados:
a) fogo ( ) terrestre
b) fruta ( ) florista
c) terra ( ) pedregulho
d) dente ( ) fogaréu
e) jornal ( ) jornaleiro
f) porta ( ) fruteira
g) flor ( ) ferrugem
h) ferro ( ) vidraça
i) pedra ( ) porteiro
j) vidro ( ) dentista
7) Complete as
frases:
a)
Apanhei algumas laranjas e fiz uma deliciosa ____________________.
b) Vamos comprar goiabas para fazer
___________________________.
c) Meu pai faz pão. Ele é um bom
__________________________.
d) Eu adoro mangas. No meu quintal tem muitas
___________________.
e) Meu tio tem um açougue. Ele é
_________________________.
08) Escreva os
substantivos primitivos das palavras abaixo:
a) Coqueiro: _________________
b) Mancada: _________________
c) Laranjada _________________
d) Florista: ____________________
e) Carroceiro: ___________________
f) Livreiro: ____________________
g) Sapateiro: ___________________
h) Corticeiro: _________________
09) (Prova
Brasil). Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já
tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso
aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é
tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem
lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem
isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de
alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O
cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou
11 anos na selva amazônica estudando os animais.
MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces
para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O bicho-pau se parece com:
(A)
florzinha seca.
(B)
folhinha verde.
(C)
galinho seco.
(D)
raminho de planta.
10)
Leia o texto abaixo.
O URSO E AS ABELHAS
Um urso
topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de
abelhas.
Começou a
farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos.
Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois
desapareceu no buraco do tronco.
O urso
ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de
destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair
atrás dele.
O urso
fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.
Fábulas de Esopo. Compilação de
Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn, São Paulo, Companhia das
Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma Ortográfica.
Como o urso conseguiu se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago.
B) Fugiu do enxame a toda velocidade.
C) Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um tronco no
caminho.
11) Leia o texto abaixo e responda à questão.
Caipora
É um Mito
do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e
Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés
voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a
seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o
caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às
vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de
pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o
Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br
De acordo
com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para
A) atrair
suas vítimas
B)
despistar caçadores
C) montar
um porco do mato
D)
proteger as matas
12) (SADEAM).
Leia o texto abaixo:
QUEM
INVENTOU A BÚSSOLA?
Foram os
chineses, há mais de mil anos. No começo, ela tinha o formato de uma colher e
apontava sempre para o sul, por isso era chamada de a colher-que-aponta-o-sul.
Hoje, esse instrumento possui uma agulha que aponta sempre para o norte.
Revista
Recreio, Ed. Abril, ano 2. 7 jun. 2001.
De acordo
com o texto, as primeiras bússolas apontavam sempre para o
A) sul.
B) leste.
C) norte.
D) oeste.
13) (AvaliaBH).
Leia o texto abaixo:
O
Papagaio Especial
O freguês
entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
– Queria
um papagaio que fosse especial.
– Chegou
na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala
Inglês.
Se
levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
– E se eu
levantar as duas patinhas?
O
papagaio respondeu:
– Aí eu
caio!
Disponível
em: . *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O título
dessa história é O Papagaio Especial, porque o papagaio
A) caía
ao falar.
B) era
bilíngue.
C) era
engraçado.
D)
levantava as patinhas.
14) (PROMOVER).
Leia o texto abaixo.
Turma do
bem
Tem gente
que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.
Nos
zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar
condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros
que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes
naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.
Existem
ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais
(ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem
são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em
várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a
defesa da natureza.
Disponível
em:
/natureza/conteudo_144607.shtml>.
De acordo
com esse texto, as ONGs são
A)
escolas.
B) grupos
de cientistas do governo.
C)
organizações não-governamentais.
D)
zoológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário