AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
01. A separação de materiais representam a
possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela população nas escolas,
empresas e residências. Recomenda-se separar, para reaproveitamento, os papéis
que são utilizados no dia a dia, ao invés de descarta-los na lixeira.
Essa atitude contribui para a preservação do ambiente porque?
A) diminui a taxa de oxigênio
B) diminui a incidência de chuvas.
C) poupa o corte das árvores.
D) reduz a taxa da fotossíntese.
Essa atitude contribui para a preservação do ambiente porque?
A) diminui a taxa de oxigênio
B) diminui a incidência de chuvas.
C) poupa o corte das árvores.
D) reduz a taxa da fotossíntese.
02. O lixo depositado nos aterros sanitários
sofre ação de larvas, vermes e micro-organismos, resultando em sua
decomposição. Todavia, como os materiais que formam o lixo são de natureza
diversas, cada um deles terá um tempo de decomposição diferente.
Dos materiais a seguir, qual deles necessitará do menor intervalo de tempo para ser decomposto?
A) caixa de madeira
B) vidro de espelho
C) pneu de caminhão
D) Garrafa de plástico.
Dos materiais a seguir, qual deles necessitará do menor intervalo de tempo para ser decomposto?
A) caixa de madeira
B) vidro de espelho
C) pneu de caminhão
D) Garrafa de plástico.
03. Nome que recebem,
respectivamente, os resíduos líquidos e os resíduos sólidos?
A) esgoto e lixo
B) lixo e esgoto
C) lixo e lixões
D) esgotos e descartáveis.
A) esgoto e lixo
B) lixo e esgoto
C) lixo e lixões
D) esgotos e descartáveis.
04. Apesar de trazer
inúmeros outros problemas, um dos grandes transtornos causados pelo lixo é o
volume, o espaço enorme que ele ocupa. Assinale (C) certo ou (E) errado nos
procedimentos abaixo, considerando a necessidade de se diminuir a quantidade de
lixo produzido:
( ) Consertar aparelhos elétricos que ainda podem se utilizados.
( ) Comprar somente refrigerante em lata ou em plástico descartável.
( ) Doar ou vender livros velhos a sebos ou bibliotecas.
( ) Sempre que possível, comprar produtos bem embalados, com papelão, papel e plástico.
( ) Guardar saquinhos e sacolas plásticas para usar, posteriormente, com outros objetos.
( ) Consertar aparelhos elétricos que ainda podem se utilizados.
( ) Comprar somente refrigerante em lata ou em plástico descartável.
( ) Doar ou vender livros velhos a sebos ou bibliotecas.
( ) Sempre que possível, comprar produtos bem embalados, com papelão, papel e plástico.
( ) Guardar saquinhos e sacolas plásticas para usar, posteriormente, com outros objetos.
05. Faça a
correspondência entre a coluna 1 e a coluna 2:
Coluna 1
(A) Conjunto de resíduos sólidos
(B) Queima do lixo. (C) Líquido fétido que escorre dos resíduos acumulados. (D) Resíduo líquido. (E) Reaproveitamento de material. (F) Depósito controlado de resíduos, com terra e entulho. |
Coluna 2
( ) incineração
( ) reciclagem
( ) chorume
( ) aterro
( ) esgoto
( ) lixo
|
06. (D13) A qualidade
de vida e a preservação da saúde depende de um ambiente saudável. Para reduzir
os problemas ambientais, o lixo, como plásticos, metais, papéis que acumulamos
diariamente, deve ser
(A) colocado no lote vazio.
(B) guardado no quintal de casa.
(C) separado e destinado à reciclagem.
(D) recolhido pelo fabricante.
07. (D19) Atividades
humanas como alimentação e construção de moradias produzem diferentes materiais
(resíduos, lixo) que são descartados diariamente. Para evitar alterações
ambientais alguns materiais devem ser destinados corretamente. Quando as
garrafas de refrigerante (pet) são utilizadas para confecção de objetos
artesanais, o material está sendo
(A) reciclado.
(B) recuperado.
(C) renovado.
(D) reutilizado.
08. (D20) As fontes
de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam
combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas,
caminhões entre outras aplicações. Pode-se obter energia elétrica utilizando a
energia do movimento da água em:
(A) usinas termelétricas. (B)
usinas hidrelétricas.
(C) usinas nucleares. (D)
coletores solares.
09. (D20) Assistir
TV, ligar uma lâmpada e jogar vídeo game são atividades que foram
possibilitadas pela geração de
A) Energia química. B)
Energia mecânica. C)
Energia calorífica. D)
Energia elétrica.
10. Uma fonte de
energia é de onde uma energia surge. Atualmente, o ser humano explora
diferentes fontes de energia, como o sol, o vento e a água. As energias
produzidas pelo sol e pelo vento são chamadas
(A) energia nuclear e
energia eólica.
(B) energia hidroelétrica
e energia atômica.
(C) energia solar e
energia eólica.
(D) energia eólica e
energia hidroelétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário