Texto para as
questões 1, 2 e 3.
|
01. No segundo parágrafo, a expressão
destacada na frase “Mas minha mãe é dura na queda” informa
que:
a) É hábito da mãe acordar cedo.
b) A mãe é uma pessoa divertida.
c) É difícil mudar uma decisão da mãe.
d) A pontualidade é uma característica da mãe.
02. O trecho que especifica para quem o
texto é dirigido é:
a) “Eu não
concordo com essa mania dos pais de quererem comandar os horários dos
filhos.”
b) “E tem mais:
diz que toda criança tem necessidade de pelo menos oito horas de sono para
recuperar o
corpo e
crescer.”
c) “Na minha
opinião, os pais deveriam deixar os filhos se responsabilizarem mais pelas
suas vidas.”
d) “Queridíssimo
diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10?”
|
03. No segundo parágrafo, a frase “Eu
NUNCA cheguei atrasada na escola.”, a palavra aparece escrita em letras
maiúsculas para enfatizar a:
a) reflexão da mãe sobre o mau humor da filha.
b) responsabilidade de quem está escrevendo.
c) necessidade de, no mínimo, oito horas de
sono.
d) culpa dos filhos por assistirem a programas
até tarde
|
Texto para as
questões 4 e 5:
O CONTO DA MENTIRA
Rogério Augusto
Todo dia Felipe
inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na
pia
e corria até a
sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia
inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em
campeonato
de rua. A mãe
tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na
cara dela: “Quem
tá mentindo é
você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe
também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém
acreditará!”.
Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então aconteceu o
que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora
ligou
para o número do
telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta:
“É verdade,
mãe! A moça quer
falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”
A mãe de Felipe
fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe
deixou de ganhar o
prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de
contá-las.
Bem, Felipe
cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e
sem medo. No
momento está
escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma
bicicleta porque
mentia...
04.
Felipe começou a reduzir suas mentiras porque:
a) começou a escrever um conto.
b) deixou de ganhar uma bicicleta.
c) inventou ter sido sorteado por um programa de
TV.
d) seu pai alertou sobre as consequências da
mentira.
05.
No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe:
a) continua contando mentira para seus pais.
b) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.
c) torna-se um escritor e volta a criar
histórias.
d) escreve um livro de normas para o campeonato
de rua.
06. Identifique o tipo de frase abaixo:
a) Traga-me um
café. ______________________________
b) Você viu meu
secador de cabelo? _____________________
c) Mas que dia
quente! ____________________
d) Não entre na
água agora. _____________________
e) O pássaro
viu-se com as asas presas à árvore. ___________________
07.
Observe o uso da linguagem verbal e
da não verbal nesta placa afixada em alguns meios de transporte públicos
a) Que pessoas têm o direito ao assento reservado?
_______________________________________
_________________________________________
b) Quais
elementos do anúncio correspondem à linguagem verbal e quais correspondem à
linguagem não verbal?
_________________________________________
_________________________________________
_______________________________________
c) A linguagem é
formal ou informal?
_________________________________________
_________________________________________
08. Relacione
as duas colunas de acordo com a classificação dos substantivos.
(1) padre ( ) próprio
(2) pedreira ( ) coletivo
(3) Dias ( ) derivado
(4) ano ( ) comum
(1) padre ( ) próprio
(2) pedreira ( ) coletivo
(3) Dias ( ) derivado
(4) ano ( ) comum
09. No texto
que segue, classifique os substantivos destacados de acordo com o código:
(A) substantivo
próprio
(B) substantivo comum, concreto
(C) substantivo comum abstrato
(B) substantivo comum, concreto
(C) substantivo comum abstrato
"Brasil,
um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela
própria natureza(...)"
(Hino Nacional
Brasileiro, letra de Joaquim Osório Duque Estrada sobre música de Francisco
Manuel da Silva)
a)
|
Brasil ( )
|
f)
|
sonho ( )
|
b)
|
raio ( )
|
g)
|
amor ( )
|
c)
|
esperança ( )
|
h)
|
céu ( )
|
d)
|
imagem ( )
|
i)
|
Cruzeiro ( )
|
e) terra ( ) j) natureza ( )
10. Preencha as lacunas com os substantivos
coletivos convenientes:
a) Fui à
______________ e encontrei um
bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que
formam a _______________ do
Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) Ganhei um _________________
contendo
fotos de quando eu era criança.
d) O _______________ de
abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
e) Naqueles rios
encontram-se ________________ de
peixes grandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário