quarta-feira, 26 de outubro de 2016

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS (TEXTO, SUBSTANTIVO)



Texto para as questões 1, 2 e 3.
cadeia.png
01. No segundo parágrafo, a expressão destacada na frase “Mas minha mãe é dura na queda” informa
que:
a)  É hábito da mãe acordar cedo.
b)  A mãe é uma pessoa divertida.
c)  É difícil mudar uma decisão da mãe.
d)  A pontualidade é uma característica da mãe.

02. O trecho que especifica para quem o texto é dirigido é:
a) “Eu não concordo com essa mania dos pais de quererem comandar os horários dos filhos.”
b) “E tem mais: diz que toda criança tem necessidade de pelo menos oito horas de sono para recuperar o
corpo e crescer.”
c) “Na minha opinião, os pais deveriam deixar os filhos se responsabilizarem mais pelas suas vidas.”
d) “Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10?”
03. No segundo parágrafo, a frase “Eu NUNCA cheguei atrasada na escola.”, a palavra aparece escrita em letras maiúsculas para enfatizar a:
a)  reflexão da mãe sobre o mau humor da filha.
b)  responsabilidade de quem está escrevendo.
c)   necessidade de, no mínimo, oito horas de sono.
d)  culpa dos filhos por assistirem a programas até tarde

Texto para as questões 4 e 5:
O CONTO DA MENTIRA
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia
e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato
de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem
tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém
acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou
para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade,
mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe
deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las.
Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No
momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque
mentia...
04.  Felipe começou a reduzir suas mentiras porque:
a)  começou a escrever um conto.
b)  deixou de ganhar uma bicicleta.
c)  inventou ter sido sorteado por um programa de TV.
d)  seu pai alertou sobre as consequências da mentira.
05.  No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe:
a)  continua contando mentira para seus pais.
b)  decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.
c)  torna-se um escritor e volta a criar histórias.
d)  escreve um livro de normas para o campeonato de rua.
06. Identifique o tipo de frase abaixo:
a) Traga-me um café. ______________________________
b) Você viu meu secador de cabelo? _____________________
c) Mas que dia quente! ____________________
d) Não entre na água agora. _____________________
e) O pássaro viu-se com as asas presas à árvore. ___________________
07. Observe o uso da linguagem verbal e da não verbal nesta placa afixada em alguns meios de transporte públicos
a) Que pessoas têm o direito ao assento reservado?

_______________________________________

_________________________________________

b) Quais elementos do anúncio correspondem à linguagem verbal e quais correspondem à linguagem não verbal?


_________________________________________

_________________________________________

_______________________________________

c) A linguagem é formal ou informal?

_________________________________________

_________________________________________

08. Relacione as duas colunas de acordo com a classificação dos substantivos.
(1)  padre                       (   ) próprio
(2)  pedreira                   (   ) coletivo
(3)  Dias                         (   ) derivado
(4)  ano                           (   ) comum

09. No texto que segue, classifique os substantivos destacados de acordo com o código:

(A) substantivo próprio
(B) substantivo comum, concreto
(C) substantivo comum abstrato

"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza(...)"
(Hino Nacional Brasileiro, letra de Joaquim Osório Duque Estrada sobre música de Francisco Manuel da Silva)




a)
Brasil (   )
         f)
sonho (   )
b)
raio (   )
         g)
amor (   )
c)
esperança (   )
         h)
céu (   )
d)
imagem (   )
          i)
Cruzeiro (   )
e) terra (   )                  j) natureza (   )
10. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à   ______________   e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a    _______________ do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) Ganhei um _________________  contendo fotos de quando eu era criança.
d) O _______________  de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
e) Naqueles rios encontram-se  ________________ de peixes grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário