quarta-feira, 26 de outubro de 2016

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS



Leia o texto abaixo e resolva as questões 1, 3 e 3.
Os cupins, ou térmitas, são insetos sociais que contribuem para melhorar a qualidade do solo em campos e florestas, participando, por exemplo, da reciclagem de nutrientes e da drenagem de água. Entretanto, esses insetos podem causar prejuízos consideráveis aos interesses humanos.
                 Os cupins de vida subterrânea são os que causam os maiores danos à agricultura, em todo o mundo. Podem destruir sementes e atacar raízes de plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão, mandioca e eucalipto. Os “cupins de montículos”, que constroem seus ninhos na superfície do solo em pequenos montes, podem, por exemplo, dificultar a formação de pastos e danificar mourões de cerca.
                Algumas espécies de cupim fazem ninhos nas cidades. Podem então atacar plantas diversas em ruas e praças ou danificar móveis, assoalhos, postes, pilares de madeira, jornais, livros, revistas, tecidos, couro, tijolos, cabos elétricos e telefônicos, entre outras coisas.
Adaptado de: Gallo, Domingos et al. Entomologia agrícola.
Piracicaba: Fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz (fealq), 2002. p. 791-797.
Após ler o texto acima, responda:
01. Como os cupins ajudam melhorar a qualidade do solo em campos e florestas?
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02. Como os cupins subterrâneos causam prejuízos ao ser humano?
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03. Como os “cupins de montículos” causam prejuízos ao ser humano?
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04) Exemplo de interação harmônica onde todos são da mesma espécie e que todos cooperam para suas sobrevivências:
a) mutualismo
b) sociedade
c) comensalismo
d) colônia
e) parasitismo
05) Relação harmônica onde as duas espécies são beneficiadas e uma não pode viver sem a outra:
a) sociedade
b) comensalismo
c) simbiose
d) mutualismo
e) colônia

06) Entre a pulga e o cachorro existe uma relação de:
a) mutualismo.
b) comensalismo.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.
07) A relação entre gafanhotos e pássaros é de:
a) parasitismo.
b) predatismo.
c) protocooperação.
d) mutualismo.
08) Dois animais de espécies lutam por um território onde vão se reproduzir. Essa relação trata de:
a) Comensalismo.
b) Sociedade.
c) Parasitismo
d) Predatismo
e) Competiçao
09) Leia o trecho abaixo e responda:
A rêmora (ou peixe-piolho) tem cerca de 50 centímetros de comprimento e possui ventosas na cabeça. Por meio dessas ventosas, a rêmora pode se fixar no corpo de animais, como o tubarão e a arraia, e ser por eles transportada. Quando tubarões ou arraias se alimentam de algum outro animal, restos desse alimento podem flutuar na água. As rêmoras, então, alimentam-se desses restos.
Pense: qual espécie é beneficiada na relação entre a rêmora e o tubarão? Como ocorre esse benefício?
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10) Uma teia alimentar abrange várias cadeias interligadas. A figura a seguir representa uma teia alimentar. Observe-a com atenção e classifique cada um de seus elementos:

1- __________________________________
2- __________________________________
3- __________________________________
4- __________________________________
5- ___________________________________

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