Leia
o texto abaixo e resolva as questões 1, 3 e 3.
Os cupins, ou térmitas, são insetos sociais que
contribuem para melhorar a qualidade do solo em campos e florestas,
participando, por exemplo, da reciclagem de nutrientes e da drenagem de água.
Entretanto, esses insetos podem causar prejuízos consideráveis aos interesses
humanos.
Os cupins de vida subterrânea são os que causam os maiores danos à
agricultura, em todo o mundo. Podem destruir sementes e atacar raízes de
plantas como café, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, amendoim, arroz, algodão,
mandioca e eucalipto. Os “cupins de montículos”, que constroem seus ninhos na
superfície do solo em pequenos montes, podem, por exemplo, dificultar a
formação de pastos e danificar mourões de cerca.
Algumas espécies de cupim fazem ninhos nas cidades. Podem então atacar plantas
diversas em ruas e praças ou danificar móveis, assoalhos, postes, pilares de
madeira, jornais, livros, revistas, tecidos, couro, tijolos, cabos elétricos e
telefônicos, entre outras coisas.
Adaptado de: Gallo,
Domingos et al. Entomologia
agrícola.
Piracicaba: Fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz (fealq), 2002.
p. 791-797.
Após ler o texto acima, responda:
01. Como os cupins ajudam melhorar a qualidade do solo em campos e
florestas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Como os cupins subterrâneos causam prejuízos ao ser humano?
-______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Como os “cupins de montículos” causam prejuízos ao ser humano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04) Exemplo de interação harmônica onde todos são
da mesma espécie e que todos cooperam para suas sobrevivências:
a)
mutualismo
b)
sociedade
c)
comensalismo
d)
colônia
e) parasitismo
05) Relação harmônica onde as
duas espécies são beneficiadas e uma não pode viver sem a outra:
a)
sociedade
b)
comensalismo
c)
simbiose
d)
mutualismo
e) colônia
06)
Entre a pulga e o cachorro existe uma relação de:
a) mutualismo.
b) comensalismo.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.
a) mutualismo.
b) comensalismo.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.
07)
A relação entre gafanhotos e pássaros é de:
a) parasitismo.
b) predatismo.
c) protocooperação.
d) mutualismo.
a) parasitismo.
b) predatismo.
c) protocooperação.
d) mutualismo.
08)
Dois animais de espécies lutam por um território onde vão se reproduzir. Essa
relação trata de:
a) Comensalismo.
b) Sociedade.
c) Parasitismo
d) Predatismo
e) Competiçao
b) Sociedade.
c) Parasitismo
d) Predatismo
e) Competiçao
09)
Leia o trecho abaixo e responda:
A rêmora
(ou peixe-piolho) tem cerca de 50 centímetros de comprimento e possui ventosas
na cabeça. Por meio dessas ventosas, a rêmora pode se fixar no corpo de
animais, como o tubarão e a arraia, e ser por eles transportada. Quando
tubarões ou arraias se alimentam de algum outro animal, restos desse alimento
podem flutuar na água. As rêmoras, então, alimentam-se desses restos.
Pense: qual espécie é beneficiada na relação entre
a rêmora e o tubarão? Como ocorre esse benefício?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10)
Uma teia alimentar abrange várias cadeias interligadas. A figura a seguir
representa uma teia alimentar. Observe-a com atenção e classifique cada um de
seus elementos:
|
1- __________________________________
2- __________________________________
3- __________________________________
4- __________________________________
5- ___________________________________
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário