quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SIMULADO DE CIÊNCIAS



01) D5 (Interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso) - A figura, abaixo, representa a possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela população nas escolas, empresas e residências. Recomenda-se separar, para reaproveitamento, os papéis que são utilizados no dia a dia, ao invés de descartá-los na lixeira.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC8n0JiQkVmPLdMj6CtiNMyumX5qqRjJfpv_wTv2YExKX4jneHHTe4lL1kxL33xicZfnsXlhJ-vu2XPalsnYwevwAJC8LOlLZCMrkZKesOrueLW0q7M_Zaq_sdZDiZ7yEZS62kYwYAs6w/s320/bau1.png
Essa atitude contribui para a preservação do ambiente porque:
A) diminui a taxa de oxigênio.
B) diminui a incidência de chuvas.
C) poupa o corte das árvores.
D) reduz a taxa da fotossíntese.

02) D4 (Inferir uma informação implícita em um texto) - O lixo depositado nos aterros sanitários sofre a ação de larvas, vermes e micro-organismos, resultando em sua decomposição. Todavia, como os materiais que formam o lixo são de naturezas diversas, cada um deles terá um tempo de decomposição diferente.
Dos materiais a seguir, qual deles necessitará do menor intervalo de tempo para ser decomposto?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP4ndl94939MBZp8dKPJBGbrwyB4jSAl5chWb0ph6FYEauawtb1-LjgkN_CRU-AmXDuzZtG_7vrdTpO09QxAs-Pzcp6CxLnSk4-aSCjFNQbZCJpLAxq8Hrs26WvFU8IIWvyrni13QFWPk/s320/Imagem1.emfe.png

03) D8 (Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la) - É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como: retém a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promove a liberação de nutrientes lentamente, além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da:

a) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
b) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
c) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
d) transformação dos minerais primários em minerais secundários.

04) D2 (Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições que contribuem para a continuidade de um texto) - Uma aluna fazendo uma pesquisa  de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em locais bem longe um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionado-os com as características citadas acima.

a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.

05)  D 4 Inferir uma informação implícita em um texto) - Leia atentamente e responda:
Solos que secam rapidamente porque são muito porosos e permeáveis: apresentam grandes espaços (poros) entre os grãos que os forma. A água passa, então, com facilidade entre os grãos e chega logo às camadas mais profundas. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, seguem junto com a água. Por isso, estes solos são geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas. São exemplos de solos:
a) Argiloso
b) Humífero
c) Arenoso
d) Granito
e) Argilito
 
Texto para 6ª questão
Erosão abre buraco e destrói cerca de 30 casas no Pará
Ao menos 30 casas foram danificadas após uma erosão do solo causar a abertura de um buraco em uma rua em Abaetetuba, no Pará. Cerca de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão abrigadas em um ginásio de esportes.
Uma parte das vítimas vai ficar no abrigo destinado pela prefeitura e a outra parte em casa de parentes. Uma equipe de habitação do Estado do Pará já está em Abaetetuba para fazer um levantamento da quantidade de desabrigados. A Defesa Civil também vai fazer uma vistoria técnica na área.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o desgaste do solo pode ter sido provocado pela cheia do rio na região, resultado das fortes chuvas. Todos os moradores foram retirados das redondezas e ninguém ficou ferido.
(Portal R7. 06/01/2014. Disponível em: notícias.r7.com)
06) D1 (Localizar informações explícitas em um texto) - Entre os fatores que influenciaram a ocorrência da catástrofe mencionada na reportagem acima, podemos destacar:
a) ação das águas e dos ventos.
b) ocorrência de erosão pluvial e fluvial e influência das atividades antrópicas sobre o meio.
c) desvio proposital do leito do rio, que intensificou processos erosivos em áreas urbanizadas.
d) ação erosiva das águas das chuvas, fenômeno natural e comum em áreas urbanizadas.

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