quarta-feira, 26 de outubro de 2016

GEOGRAFIA (VEGETAÇÃO CEARENSE)



LITORAL

. Predominam os mangues e restingas, vegetação litorânea típica, além de áreas sem vegetação recobertas por dunas.
. Mesmo com altitudes muito pouco elevadas, as pluviosidades e a umidade são maiores que na Depressão Sertaneja.
. As temperaturas médias variam de 22 °C a 32 °C.
. A planície litorânea possui geografia diversificada, o que faz com que o estado possua praias com coqueirais, dunas, barreiras (também chamadas falésias por muitos) - paredões sedimentares que acompanham a faixa da costa e, em alguns trechos, possuem tons coloridos - e áreas alagadas de manguezal, onde há grande biodiversidade.
. O litoral cearense é atravessado por duas rodovias, a Costa do Sol Nascente e a Costa do Sol Poente, que, a partir de Fortaleza, direcionam-se para o litoral leste e oeste, respectivamente.

SERTÃO

. Representa 57% do território cearense, corresponde à área em que as médias pluviométricas situam-se entre 500 e 700 mm.
. O período seco tem duração de até 8 meses e a temperatura máxima registrada situa-se entre 32 e 33º C, caindo para 23ºC durante a noite. Por causa da baixa umidade (inferior a 70%), a sensação de calor é maior do que no litoral.
. A figura típica do sertão é o "Vaqueiro". Vestido com a sua roupa de couro para se proteger do mato quando da corrida atrás do boi pelas caatingas, ele é o patrimônio vivo dos sertões cearenses.

SERRA

. Apresentam dois tipos de formação: os planaltos sedimentares, que cercam o Estado (Serra da
Ubajara, Serra do Araripe e Serra do Apodi), e os maciços cristalinos, os quais afloram em diversos pontos do território, a exemplo das Serras de Baturité, da Meruoca, e de Uruburetama, que, com uma vegetação de mata tropical, clima agradável, cachoeiras, fauna, e flora, constituem-se em um diferencial face às demais áreas.
. O Maciço de Baturité é a região serrana mais próxima de Fortaleza. A porta de entrada é o município de Baturité, que preserva prédios históricos. O verde circunda a cidade e abriga cachoeiras.
. No Sul do Ceará fica a Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe. Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha são as principais cidades da região. Juazeiro é movida pela fé, Barbalha abriga a única estância hidromineral do Ceará e Crato se destaca pelos balneários e clubes sociais.

Um comentário:

  1. Obrigado,estava difícil achar um conteúdo tao pratico e explicativo sobre a geografia do estado.

    ResponderExcluir