ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – Nº 1
PROFª:
Natalia Santana Costa dos Santos
1. Leia atentamente o texto:
O CAMELO EXTRAVIADO
Um condutor de camelos perdeu o seu camelo e, encontrando um homem, perguntou-lhe:
— Por acaso, o senhor não encontrou um camelo extraviado?
O homem respondeu:
— Não é um camelo cego do olho esquerdo?
— Sim.
— Que perdeu o dente de cima?
— Sim.
— Que mancava da perna esquerda traseira?
— Sim!
— Que carrega milho de um lado e mel do outro?
— Sim! O senhor não precisa apresentar mais detalhes. É exatamente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor o viu?
— Eu não vi camelo nenhum — respondeu o homem.
— O senhor não viu? E como pôde descrevê-lo tão detalhadamente?
— Porque sei me servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas têm olhos que não lhes servem para nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes deixadas no chão do lado esquerdo. Sabia que era cego de um olho, porque só pastou o capim do lado direito do caminho. Sabia que perdeu um dente de cima, porque deixou falhas nas raízes que mordeu. Notei que aves comiam os grãos de milho que foram caindo do lado esquerdo. Sei que o mel escorreu do lado direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei tudo sobre o seu camelo, mas não o vi.
O CAMELO EXTRAVIADO
Um condutor de camelos perdeu o seu camelo e, encontrando um homem, perguntou-lhe:
— Por acaso, o senhor não encontrou um camelo extraviado?
O homem respondeu:
— Não é um camelo cego do olho esquerdo?
— Sim.
— Que perdeu o dente de cima?
— Sim.
— Que mancava da perna esquerda traseira?
— Sim!
— Que carrega milho de um lado e mel do outro?
— Sim! O senhor não precisa apresentar mais detalhes. É exatamente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor o viu?
— Eu não vi camelo nenhum — respondeu o homem.
— O senhor não viu? E como pôde descrevê-lo tão detalhadamente?
— Porque sei me servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas têm olhos que não lhes servem para nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes deixadas no chão do lado esquerdo. Sabia que era cego de um olho, porque só pastou o capim do lado direito do caminho. Sabia que perdeu um dente de cima, porque deixou falhas nas raízes que mordeu. Notei que aves comiam os grãos de milho que foram caindo do lado esquerdo. Sei que o mel escorreu do lado direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei tudo sobre o seu camelo, mas não o vi.
(Mark
Twain)
2. Retire do texto as palavras
desconhecidas e procure no dicionário os seus significados.
3. Responda:
a) O texto que você leu é um diálogo. Qual é o assunto do diálogo?
b) Quem está dialogando?
c) Você acha que as pessoas que conversam no texto se conhecem ou são estranhas uma para a outra? Justifique sua resposta.
4. O homem não viu o camelo, mas conseguiu descrevê-lo. Como ele concluiu que:
a) o camelo era cego de um olho?
b) o animal havia perdido um dente?
c) o animal mancava de uma perna?
5. Como o homem concluiu que, de um lado, o camelo carregava milho e, de outro, levava mel?
6. Na sua opinião, o homem que indicou as características do camelo é um bom observador? Justifique sua opinião.
7. O que o homem que descreveu o camelo quis dizer com a frase "A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada"?
8. O fato narrado no texto, se realmente tivesse acontecido, poderia ter se passado no Brasil? Por quê?
9. O autor do texto, ao criar essa história, não quis apenas contar um fato a respeito de um camelo. Na verdade, ele inventou esse acontecimento para transmitir aos leitores uma mensagem. Explique, com suas palavras, que mensagem seria essa.
10. Um texto formado por palavras (faladas ou escritas) chama-se texto verbal; um texto que apresenta somente imagens denomina-se texto não-verbal ou visual. Observe atentamente os textos visuais abaixo.
a) Descreva a situação apresentada em cada um deles.
b) Você acha que as personagens desses textos poderiam estar passando por uma situação similar ao do narrador do texto o camelo extraviado? Por quê?
3. Responda:
a) O texto que você leu é um diálogo. Qual é o assunto do diálogo?
b) Quem está dialogando?
c) Você acha que as pessoas que conversam no texto se conhecem ou são estranhas uma para a outra? Justifique sua resposta.
4. O homem não viu o camelo, mas conseguiu descrevê-lo. Como ele concluiu que:
a) o camelo era cego de um olho?
b) o animal havia perdido um dente?
c) o animal mancava de uma perna?
5. Como o homem concluiu que, de um lado, o camelo carregava milho e, de outro, levava mel?
6. Na sua opinião, o homem que indicou as características do camelo é um bom observador? Justifique sua opinião.
7. O que o homem que descreveu o camelo quis dizer com a frase "A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada"?
8. O fato narrado no texto, se realmente tivesse acontecido, poderia ter se passado no Brasil? Por quê?
9. O autor do texto, ao criar essa história, não quis apenas contar um fato a respeito de um camelo. Na verdade, ele inventou esse acontecimento para transmitir aos leitores uma mensagem. Explique, com suas palavras, que mensagem seria essa.
10. Um texto formado por palavras (faladas ou escritas) chama-se texto verbal; um texto que apresenta somente imagens denomina-se texto não-verbal ou visual. Observe atentamente os textos visuais abaixo.
a) Descreva a situação apresentada em cada um deles.
b) Você acha que as personagens desses textos poderiam estar passando por uma situação similar ao do narrador do texto o camelo extraviado? Por quê?
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – Nº 2
PROFª:
Natalia Santana Costa dos Santos
1) Leia a tirinha e
responda ao que se pede:
a) O que o Snoopy
queria no primeiro quadrinho?
b) O que ele fez para conseguir o que queria?
c) Ele alcançou seu objetivo? Explique:
d) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
2) Leia a tira e responda ao que se pede.
b) O que ele fez para conseguir o que queria?
c) Ele alcançou seu objetivo? Explique:
d) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
2) Leia a tira e responda ao que se pede.
a) O que são os dois pontinhos que caem na direção da personagem no primeiro quadrinho?
b) Explique que fato inesperado aconteceu, observando o 2º, o 3º e o 4º
quadrinho da tira.
c) Considere as imagens da tirinha e escreva o que a personagem poderia
ter dito ou pensado nos quatro primeiros quadrinhos.
d) Você conseguiria entender a tira sem ler o texto do último quadrinho?
e) E se a tira não tivesse os desenhos dos quatro primeiros quadrinhos,
você entenderia?
f) Que tipo de linguagem é empregada na tirinha? Explique:
5) Observe estas
imagens:
a) Qual o tipo de
linguagem de cada imagem? Justifique:
b) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.
b) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.
6) Leia o fragmento
de texto a seguir:
a) A que tipo de leitor esse texto se dirige? Assinale a alternativa
correta:
( ) às crianças ( ) aos adultos
( ) aos adolescentes
b) “O papo não é com você.” A quem o narrador diz isso?
c) De todos os poderes ou superpoderes que são citados no texto, qual
você considera o mais importante? Por quê?
d) Que linguagens se misturam no texto que você leu? Explique:
Ótima atividade ! Obrigada por postar .
ResponderExcluirTem gabarito ?
ResponderExcluirTEM GABARITO POR FAVOR
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirCadê a resposta
ResponderExcluir