quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS (CONCEITO DE SUBSTANTIVO)



Construindo conceito...
01) Complete a tabela abaixo no tempo determinado:
Nomes de atores preferidos
Nomes de lugares que conheço
Nomes de animais
Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
Nomes de emoções que gosto de sentir
Nomes de ações que gosto de praticar
Nomes de profissões
Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor”
Nomes de palavras formadas por duas outras palavras
Nomes de frutas favoritas
Nomes de esportes que pratico
Nomes de objetos que tenho em casa


























































































































02) Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
Circuito Fechado (Ricardo Ramos)

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.”

a) Este texto possui algum substantivo?
____________________________________________________________________
b) Retirado do texto alguns exemplos de substantivo.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
c) Conseguimos nos comunicar só com substantivos?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
d) Você saberia dizer o que é o substantivo?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
03. Ouça a canção  “Criança Não Trabalha”, composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit, e faça o que se pede:
“Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
 Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez”
a) nomes de brinquedos: ________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
b) nome de brincadeiras: ________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
c) nomes de ações: ________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
d) nomes de medicamentos: ________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
e) nomes de alimentos: ________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
f) nomes de outros objetos: ________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
04) As palavras foram escritas com letras maiúsculas ou minúsculas?
____________________________________________________________________
05) Que palavras estão no masculino? E no feminino?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
06) Os nomes dados aos objetos são comuns? O que você entende por nomes comuns?  
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
07) Por que nesta letra de música o uso de substantivos foi predominante?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
08) Que universo pertencem os objetos citados na letra? Ao adulto ou ao da criança?
____________________________________________________________________
09) Explique o que entendem do refrão: "Criança não trabalha/criança dá trabalho".Vocês concordam com esta afirmação?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________


Um comentário: