quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SIMULADO DE PORTUGUÊS



Leia os textos e, a seguir, responda as questões 1, 2, 3 e 4.
TEXTO I
Numa fria

Mesmo trincando de frio, um gatinho vira-lata sobreviveu por um mês dentro de um frigorífico na Inglaterra numa friaca de -20°! Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que escorria de rangos guardados por lá. O gato-pinguim escapou vivo, mas suas orelhas e o rabo congelaram [...].
Revista Mundo Estranho, São Paulo, Abril, junho de 2010, edição 100, p. 24.
TEXTO II
Gato sobrevive a um mês dentro de frigorífico na Inglaterra

Felino perdeu parte das orelhas e o rabo por congelamento.
Um gato de um ano de idade sobreviveu a cerca de um mês trancado dentro de um frigorífico no condado de Northamptonshire, no sul da Inglaterra.
A sociedade protetora dos animais britânica (RSPCA, na sigla em inglês), que resgatou o felino no final do mês passado, informou que ele sobreviveu ao frio de - 20C da câmara comendo ervilhas congeladas e bebendo o líquido que escorria das comidas armazenadas no local. [...]
Mas o felino não saiu incólume do episódio. Suas orelhas e seu rabo congelaram e tiveram de ser amputados parcialmente. Mesmo assim, Frosty parece estar se recuperando bem. [...]
Disponível em: < http://g1.globo.com/Noticias/Mundo//0,,
MUL1520317-5602,00 GATO+SOBREVIVE+A+UM+ MES+
DENTRO+DE+FRIGORIFICO+NA+INGLATERRA.html>. Acesso em: 29 jan. 2016.

D15 (Estabelecer relação lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc) -
    Questão  01 ––––––––––––––––––––––––––|
 Ao comparar os dois textos, qual informação é tratada apenas no texto II?
(A) Um felino que teve as orelhas e o rabo congelados.
(B) Um gato que sobreviveu comendo frutas congeladas.
(C) O gato que sobreviveu após um mês trancado em um frigorífico.
(D) O resgate de um felino pela sociedade protetora dos animais britânica.
D12 (Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
    Questão 02 ––––––––––––––––––––––––––|
No texto II, a frase “Mas o felino não saiu incólume do episódio.”, o termo “não” indica
(A) modo.
(B) tempo.
(C) negação.
(D) intensidade.
D9 (Identificar a tese de um texto)
   Questão  03––––––––––––––––––––––––––|
O texto II tem o objetivo de
(A) defender uma opinão.
(B) debater uma ideia.
(C) ensinar uma lição.
(D) noticiar um fato.
D3 (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão)
   Questão  04––––––––––––––––––––––––––|
No texto I, a frase “Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que escorria de rangos guardados por lá.”, a expressão “se virou” significa que o gato
(A) deu um jeito.
(B) comeu muito.
(C) ficou congelado.
(D) virou para o lado.

Leia o texto e, a seguir, responda as questões 5 e 6.

Filhote não voa
Rolando Boldrin

Existe por aí afora muito caboclinho esperto e safado. Imaginem que lá pras bandas do Corgo Fundo tinha um que era tal e qual do jeito que estou falando.
Pois não é que o dito cujo deu de roubar coisas da igreja de lá? E virava e mexia, o padre saía excomungando o tal, pois não conseguia pegá-lo com a boca na botija, ou melhor, com a mão na mercadoria roubada. E vai daqui e vai dali, continuava sumindo coisa. Ora uma imagem, ora dinheiro dos cofrinhos... Enfim: um despropósito de coragem pra furto.
Mas – sempre tem um “mas” - eis que o padre resolve botar um paradeiro na roubança. Arma-se de um trabuco carregado e se posta às escondidas no escuro da igreja em altas horas e ali espera, atocaiado, pelo ladrãozinho que não deveria demorar para aparecer. Devia ser umas 3 da madrugada quando o padre se depara com um vulto esperto na escuridão. Engatilha o trabuco e aponta no rumo do vulto que, percebendo, se esconde com a carinha de safado por detrás de uma estátua grande de um anjo de asas...
Padre (falando alto) – Quem está aí?
Ninguém, é claro, responde.
Padre (mais alto) – Quem está aí?
Ninguém responde.
Padre (apontando a arma engatilhada) – Pois bem. Pela última vez vou perguntar: quem está aí? Se não responder, vou pregar fogo.
A Voz (trêmula e disfarçada) – É... é... um anjo, seu vigário. Eu sô um anjo...
Padre (percebendo a malandragem) – Que anjo o quê, seu idiota! Voa já daí!
A Voz (caipiresca) – Num posso avuá, seu vigário. Eu sô fióti!
Conta-se que o padre, depois dessa resposta, resolveu ir dormir.
Rolando Boldrin. Brasil Almanaque de Cultura Popular. nº 75, junho de 2005.
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
    Questão  05––––––––––––––––––––––––––|
O trecho “Num posso avuá, seu vigário. Eu sô fióti!” é próprio de uma linguagem
(A) formal.
(B) técnica.
(C) informal.
(D) jornalística.
D7 (Identificar a tese de um texto)
    Questão  06––––––––––––––––––––––––––|
Qual trecho abaixo apresenta o desfecho da história?
(A) “...eis que o padre resolve botar um paradeiro na roubança.”.
(B) “Engatilha o trabuco e aponta no rumo do vulto que, percebendo, se esconde...”.
(C) “Pois bem. Pela última vez vou perguntar: quem está aí?”.
(D) “Conta-se que o padre, depois dessa resposta, resolveu ir dormir.”.


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