Leia
os textos e, a seguir, responda as questões 1, 2, 3 e 4.
TEXTO
I
Numa fria
Mesmo trincando de frio, um gatinho vira-lata
sobreviveu por um mês dentro de um frigorífico na Inglaterra numa friaca de
-20°! Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que escorria de
rangos guardados por lá. O gato-pinguim escapou vivo, mas suas orelhas e o rabo
congelaram [...].
Revista Mundo Estranho, São Paulo,
Abril, junho de 2010, edição 100, p. 24.
TEXTO
II
Gato sobrevive a um mês dentro de frigorífico na Inglaterra
Felino perdeu parte das orelhas e o rabo por
congelamento.
Um gato de um ano de idade sobreviveu a cerca de um
mês trancado dentro de um frigorífico no condado de Northamptonshire, no sul da
Inglaterra.
A sociedade protetora dos animais britânica (RSPCA,
na sigla em inglês), que resgatou o felino no final do mês passado, informou
que ele sobreviveu ao frio de - 20C da câmara comendo ervilhas congeladas e
bebendo o líquido que escorria das comidas armazenadas no local. [...]
Mas o felino não saiu incólume do episódio. Suas
orelhas e seu rabo congelaram e tiveram de ser amputados parcialmente. Mesmo
assim, Frosty parece estar se recuperando bem. [...]
Disponível em: <
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo//0,,
MUL1520317-5602,00 GATO+SOBREVIVE+A+UM+ MES+
DENTRO+DE+FRIGORIFICO+NA+INGLATERRA.html>.
Acesso em: 29 jan. 2016.
D15 (Estabelecer relação lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc) -
Questão 01 ––––––––––––––––––––––––––|
Ao
comparar os dois textos, qual informação é tratada apenas no texto II?
(A)
Um felino que teve as orelhas e o rabo congelados.
(B)
Um gato que sobreviveu comendo frutas congeladas.
(C)
O gato que sobreviveu após um mês trancado em um frigorífico.
(D)
O resgate de um felino pela sociedade protetora dos animais britânica.
D12
(Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
Questão 02 ––––––––––––––––––––––––––|
No
texto II, a frase “Mas o felino não saiu incólume do episódio.”, o termo “não”
indica
(A)
modo.
(B)
tempo.
(C)
negação.
(D)
intensidade.
D9 (Identificar a tese de um texto)
Questão 03––––––––––––––––––––––––––|
O
texto II tem o objetivo de
(A)
defender uma opinão.
(B)
debater uma ideia.
(C)
ensinar uma lição.
(D)
noticiar um fato.
D3 (Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão)
Questão 04––––––––––––––––––––––––––|
No
texto I, a frase “Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que
escorria de rangos guardados por lá.”, a expressão “se virou” significa que o
gato
(A)
deu um jeito.
(B)
comeu muito.
(C)
ficou congelado.
(D)
virou para o lado.
Leia
o texto e, a seguir, responda as questões 5 e 6.
Filhote não voa
Rolando Boldrin
Existe por aí afora muito caboclinho
esperto e safado. Imaginem que lá pras bandas do Corgo Fundo tinha um que era
tal e qual do jeito que estou falando.
Pois não é que o dito cujo deu de
roubar coisas da igreja de lá? E virava e mexia, o padre saía excomungando o
tal, pois não conseguia pegá-lo com a boca na botija, ou melhor, com a mão na
mercadoria roubada. E vai daqui e vai dali, continuava sumindo coisa. Ora uma
imagem, ora dinheiro dos cofrinhos... Enfim: um despropósito de coragem pra
furto.
Mas – sempre tem um “mas” - eis que o
padre resolve botar um paradeiro na roubança. Arma-se de um trabuco carregado e
se posta às escondidas no escuro da igreja em altas horas e ali espera,
atocaiado, pelo ladrãozinho que não deveria demorar para aparecer. Devia ser
umas 3 da madrugada quando o padre se depara com um vulto esperto na escuridão.
Engatilha o trabuco e aponta no rumo do vulto que, percebendo, se esconde com a
carinha de safado por detrás de uma estátua grande de um anjo de asas...
Padre (falando alto) – Quem está aí?
Ninguém, é claro, responde.
Padre (mais alto) – Quem está aí?
Ninguém responde.
Padre (apontando a arma engatilhada) –
Pois bem. Pela última vez vou perguntar: quem está aí? Se não responder, vou
pregar fogo.
A Voz (trêmula e disfarçada) – É...
é... um anjo, seu vigário. Eu sô um anjo...
Padre (percebendo a malandragem) – Que
anjo o quê, seu idiota! Voa já daí!
A Voz (caipiresca) – Num posso avuá,
seu vigário. Eu sô fióti!
Conta-se que o padre, depois dessa
resposta, resolveu ir dormir.
Rolando Boldrin. Brasil Almanaque de Cultura
Popular. nº 75, junho de 2005.
D10 Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Questão 05––––––––––––––––––––––––––|
O trecho “Num posso
avuá, seu vigário. Eu sô fióti!” é próprio de uma linguagem
(A)
formal.
(B)
técnica.
(C)
informal.
(D)
jornalística.
D7 (Identificar
a tese de um texto)
Questão 06––––––––––––––––––––––––––|
Qual
trecho abaixo apresenta o desfecho da história?
(A) “...eis que o padre resolve botar um paradeiro
na roubança.”.
(B) “Engatilha o trabuco e aponta no rumo do vulto
que, percebendo, se esconde...”.
(C) “Pois bem. Pela última vez vou perguntar: quem
está aí?”.
(D) “Conta-se que o padre, depois dessa resposta,
resolveu ir dormir.”.
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